O gambá brasileiro

Você Sabia?

O Saruê, posando na foto, é o gambá brasileiro.

O saruê é um mamífero marsupial, também conhecido como gambá, timbú, cassaco, raposa, taibu, micurê, entre outros nomes. Marsupial significa que é um animal que possui uma bolsa no ventre para as mamães carregarem os filhotes, como os cangurus da Austrália. É um animal silvestre comum em todo o continente americano. Ele sai à noite para caçar escalando arvores, muros e paredes. Ele  se adapta facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo.

Ele é um animal que pode entrar numa residência em busca de alimento, proveniente de lixo mal acondicionado ou sobras de ração. Se se sentir ameaçado ele finge de morto. A princípio ele não oferece perigo, mas pode transmitir doenças, como a raiva, por meio da mordida. Como todo animal silvestre deve ser respeitado e admirado de longe. Não devemos tentar capturá-lo, pois isso pode enfurecê-lo.

Mamãe Saruê carregando seus filhotes.

  É um controlador de pragas e desempenha um papel importante no equilíbrio ecológico, aliás, como tudo que a natureza criou em milhões de anos. Ele consegue combater com eficiência cobras, escorpiões, aranhas, baratas e recentemente se descobriu que ele também é um predador do caramujo-africano, uma praga que infestou nosso país, vinda em cascos de navios.

Caramujo gigante africano (imagem: Prefeitura de Timbó)

Os saruês são animais onívoros, ou seja, comem uma grande variedade de alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal. Eles são habilidosos em encontrar comida em diferentes ambientes. A sua alimentação vai de frutas e vegetais, a insetos, passando por roedores, aves, pequenos mamíferos, lagartos, anfíbios, ovos, carniça e até o lixo.

Em áreas urbanas, é comum encontrá-los revirando latas de lixo e comendo restos de comida deixados por humanos. A alimentação do saruê ajuda no controle da população de pragas em seu habitat. O consumo de carniça também é importante para o ecossistema, pois ajuda na decomposição e reciclagem de nutrientes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Newsletter

Mantenha-se informado sobre sustentabilidade e receba conteúdos inspiradores diretamente no seu e-mail

Cursos livres

Transforme sua visão sobre sustentabilidade! Conheça nossa Escola Virtual e explore cursos inovadores que ajudam a construir um futuro mais verde e consciente.

Categorias
plugins premium WordPress